Editores

Sou jornalista e Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com especialização em Marketing e Estratégia pelo Chartered Institute of Marketing (CIM), no Reino Unido (onde acredito ser o berço dos melhores cursos nas áreas de comunicação, marketing e jornalismo usando as novas tecnologias em todo o mundo). Inicio, agora no comecinho de 2008, minha terceira pós: MBA em Gestão de Pessoas, na FGV-RJ.

Atualmente, atuo como e-Creative Director, Latin America and Caribbean para o British Council. Já passei por empresas como CBTU, Sportv, Cadê-StarMedia, University of Notre Dame Australia, Invent (onde fui Gerente de Conteúdo dos sites Central de Desejos, Orelha Digital e Elefante), entre outras.

Publiquei matérias ou artigos em veículos de organizações como Jornal do Brasil, Webinsider, A Gazeta (ES), PUC-SP, Comunique-se, Jornalistas da Web, Ebonet (Angola), Prefeitura do Rio de Janeiro, Guia Paraná, Reggae Boyz (Jamaica), e A Tribuna (ES).

:: Na Academia…
Sou professor de Marketing de Relacionamento Online na Pós em Gestao de Marketing Digital na Facha. Ainda ministro cursos e palestras sobre Comunicação e Marketing Online, Comunidades Virtuais, Jornalismo Online, e Email Marketing em eventos, organizações e instituições de ensino como: Prefeitura de Porto Alegre, Universidade de Vila Velha (ES), Universidade Gama Filho (RJ), Estácio (RJ e ES), UFF, Univale (MG), UniUbe (MG), PUC-RJ, Facha (RJ), Universidade de Belas Artes (SP), UFRJ, Comunique-se, entre outros. Fui professor de Marketing Online na graduação em Administração da UFRJ (2006). Ainda ministrei workshops sobre comunicação e marketing online fora do Brasil, como na Argentina e no Chile.

Tenho dois artigos científicos em publicações reconhecidas pelo MEC:

  • O Comprometimento Organizacional e os Funcionários Mais Velhos: Quando a Diretriz de “Vestir a Camisa” Torna-se um Problema (publicado no portal da PUC-SP)
  • Estudo Empírico sobre Conteúdo Promocional em Websites de Grandes Empresas Brasileiras (publicado no congresso da ANPAD, em 2007) – Leia o artigo aqui.

Para saber mais sobre o blog Era do Cliente, clique aqui.

13 Comentários Add your own

  • 1. Mirna Tonus  |  novembro 28, 2006 às 12:37 am

    Nino, que bom vê-lo na blogosfera rssss.
    Muito boa tua idéia de despejar no teclado a vontade de socar a parede. Sou adepta do despejo de palavras também e tenho uma dúvida (ou sugestão, quem sabe). Vc abrirá espaço para casos de clientes de “empresas” públicas??? Posso testemunhar vários que aconteceram comigo.
    Mais uma vez, parabéns.
    Abraço.

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  • 2. Celso Bessa  |  janeiro 3, 2007 às 12:04 pm

    Olá Nino.

    Obrigado pela visita e pelo contato.

    Pode publicar os textos relacionados ao “Um Drama Americanas”, pois tornei público um assunto de esfera particular justamente por crer na importância de divulgar os problemas que tive e que muitos outros têm – basta ver o quantidade de comunidades e post reclamando de problemas semelhantes. E afinal, pela natureza do meio em que publiquei, não vejo necessidade em autorização para citação e links – além da maior parte do blog estar disponível sob licença Creative Commons.

    Espero que todos esses posts e comunidades ajudem a empresários, CEOs, CIOs, diretores, gerentes (de projeto, de relacionamento, etc) e demais profissionais envolvidos em operações de e-commerce de que precisamos nos preocupar com os aspectos humanos tanto ou mais que o lado tecnológico. O E não deve se tornar mais importante que o COMMERCE. Não importa o meio e tecnologia, os princípios de um bom comércio não mudam: comércio é feira livre.

    E a propósito, pretendo publicar os últimos capítulos da saga Americanas por esses dias.

    ‘braços

    Celso Bessa

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  • 3. Leo Pinho  |  janeiro 30, 2007 às 9:29 pm

    Olá!

    Me indicaram seu blog, para falar de um problema que eu tive.

    Escrevi um post sobre meu problema com uma loja aqui em Recife.

    Abaixo, o post:
    http://www.etudo.com.br/geral/cuide-bem-do-seu-cliente-ele-pode-ser-blogueiro/

    Abraços!
    Leo Pinho
    http://www.etudo.com.br
    http://www.tnow.com.br

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  • 4. Daiana  |  maio 3, 2007 às 4:57 pm

    Olá, fazendo o favor confira o link https://ninocarvalho.wordpress.com/2006/11/26/fasul-ensina-alunos-a-praticar-spam/ URGENTE!!

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  • 5. SEBASTIANA DE LURDES PEDROSO  |  março 4, 2008 às 11:46 am

    Dejeso concelar o banda larga terra ,porque ja cancelamos o speedy na primeira semana de Janeiro de 2008 e continua vindo conta do banda larga terra e nem telefone mais tem na casa ta tudo cancelado.oque podemos fazer para cancelar ,não vamos mais pagar contas pq não temos internet mais .Ja mudamos ate de casa.Espero uma solução .obrigada.

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  • 6. Roberta Queiroz  |  abril 9, 2008 às 11:40 am

    Oi, Nino

    como vai?
    eu sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre mobilidade para a Revista Meio Digital, do Grupo Meio & Mensagem. Gostaria de conversar com você sobre o tema mobilidade, o que você acha que vai acontecer nos próximos anos e como o Brasil está nesse universo.
    Podemos conversar ainda hoje? Já estou fechando a matéria.
    Aguardo o seu retorno por e-mail.
    Obrigada!
    Roberta

    Responder
  • 7. Claudia Carranca  |  outubro 28, 2008 às 3:01 pm

    Hoje li numa revista sobre Ouvidoria. Depois de quase 1 ano que comprei 5 passagens pelo submarinoviagens, cancelei e até hoje não consigo me contactar de uma forma eficaz com eles, para que receba o reembolso, peço a gentileza de me fornecerem o email da ouvidoria do submarino

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  • 8. tatiane de araujo rodrigues  |  fevereiro 16, 2009 às 5:26 pm

    eu quero cancelar o planoante viros

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  • 9. erika verginelli | photography  |  abril 1, 2009 às 11:23 am

    nao acredito q eh o Nino do British Council!!!! eu trabalho no Consulado Britanico e ja trabalhei no BC do Rio tb! 😉 Eu sai um pouco antes de vc entrar…q legal! pelo seu blog consegui entrar em contato com a ouvidoria da americanas.com e me retornaram. parece q agora vai resolver meu problema. obrigada.

    pena q vc nao atualize mais o blog! bjs, Erika

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  • 10. irineiagonalvescampos do amaral  |  abril 17, 2009 às 7:29 pm

    Venho atraves desde pedir junto ao terra, um desconto nos proximos boletos bancarios, visto que estou com dividas e esta dificultando um pouco para mim o pagamento. Tenho ja agum tempo, digo varios anos que sou cliente de voces.
    conto com a colabora;ào de todos, desde ja agradecida, Irineia Gonçalves Campos do Amarl 4207.45.15 ou 8609.69.61

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  • 11. roseane maria ferreira  |  agosto 20, 2011 às 1:05 pm

    recebi uma notificação que o terra vai me resarcir em 118,00 reais já passei o numero da minha conta corrente, a telefonista me avisou que o terra iria entrar em contato dentro de 10 dias já faz quase 1 mês e nada.Gostaria de saber o que faço para vcs me retornarem, o procom me estruiu a entrar com uma ação no forom não queria que chega-se a esse ponto, quero resolver esse problema com vcs mesmo, mais tambem não vou admitir que me faça de boba pois toda vez que tento entrar em contato com vcs e mais dificíl que achar uma agulha no palheiro vou ficar aguardadndo uma respostas , por favor mande -me por email o mais rapído possível sem mais obrigada.

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  • 12. guilherme de jesus costa  |  abril 13, 2012 às 1:42 pm

    quero solicitar o cancelamento do provedor ,terra pois nunca usei o serviço do mesmo entrei em contato com a central telefonica mas foi em vaõ oque fazer?

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  • 13. cristiane sntos souza  |  março 12, 2013 às 10:42 pm

    estou há uma semana tentando fazer o cancelamento de minha assinatura ski e ninguem me atende!incrivel que so cai nas msg eletronica

    Responder

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